Artesanato

Como todos que me conhecem sabem, sou apaixonada com artesanato e também com as manifestações artísticas que acontecem na rua.  Deixo aqui algumas peças que fiz artesanalmente, gosto muito de presentear pessoas com objetos feitos por mim. Caso aja interesse em saber detalhes sobre as técnicas utilizadas é só passarem um email (equintais@gmail.com) para mim que terei o maior prazer em compartilhar minhas pesquisas de materiais e práticas. Sempre escolho materiais acessíveis e coisas práticas.

--------------------------------------------------------------------------


Retornando à nossa casa, deixando o apartamento, vimos que o jardim estava precisando de upgrade, daí decidi pintar o circulo de cimento que estava mofado e feio. Uma solução barata, fácil, divertida e alegre.


Amo tudo que alegra nossos olhares e vidas. Vejam as árvores que enfeitei nas minhas férias de 2015. Esta já é uma prática levada a cabo por várias artistas. Não sei ao certo quem nem aonde começaram a fazer, mas, hoje, existem muitas árvores lindamente enfeitadas em vários lugares no mundo. Uma boa ideia que só nos faz bem copiar.  O resultado é lindo, divertido e muito compensador.

Fazenda Seara em Sao Domingos do Prata, na casa da Tia São e Quim. Uma curiosidade sobre este trabalho, depois que fiz o trabalho, passados 4 meses esta árvore floriu se revelando um Ipê, eles disseram que não sabiam porque nunca tinha florido. Fiquei emocionada!


Morada do Tio Carlinho e Soraia, Saulo e Dica






Toalhinha de mão com ponto reto, linha libra branca sobre branco, adorei. Preciso melhorar o aveso, sendo este o primeiro, acredito que nos próximos continuarei com este desafio de melhorar.





Mais um tapetinho feito com lã para tapeçaria e utilizando o ponto esmirna, é macio de pisar e fica com aproximadamente 2 cm de altura, feito para um lugar que só mesmo sob medida.









 Este é ainda mais fácil de fazer, ideal para a terceira idade, ou para quem tem alguma deficiência, ou mesmo para quem quer apenas aproveitar lãs que sobraram de algum trabalho. O segredo é não fazer linhas duplas
 com a mesma cor, e, se o fizer, repita-o outras vezes para dar harmonia e equilíbrio ao visual.




Este é mais um tapete, amo assistir tv fazendo alguma coisa, aliás, não consigo fazer diferente. Não sei se isso é bom ou ruim, enfim, manias. Meus tapetes são sempre desenhos criados por mim, são sobras de lã para tapete. Quem desejar seguir esta linha de raciocínio vão algumas dicas baseadas na matemática, e o desenho ficará por conta do acaso: 1. Determine o tamanho de cada quadrado e determine o tamanho do seu tapete. 2. corte a talagarça e passe fita adesiva em todo o seu contorno. 3. faça o arremate no contorno enfiando a agulha com lã duas vezes em cada buraquinho. 4. junte todos os fios de lã e veja quantas cores você utilizará, não precisa ter quantidade igual para cada quadradinho, caso tenha, ficará bem bonito também. 5. junte os montinhos para cada quadradinho e vá fazendo em círculo, de fora para dentro. Escolha as cores aleatoriamente, mas, não repita cores na seguinte.6. Deixe tudo sempre numa sacola na sala de TV. 7. Vá fazendo sem compromisso, bem relaxadamente. Num instante ele estará pronto e o resultado será sempre uma surpresa.


Bolsa de crochê super fácil de fazer, pois, o novelo já tem este colorido lindo. Foi presente de amigo oculto da minha sala do curso de Artes Visuais, no nosso segundo ano.


Este trabalho eu gostei muito porque foi feito com brincos quebrados, pulseiras quebradas e tudo mais de metal que iria para o lixo. As peças são caixas de mdf com camadas de Betume para proteger e dar o aspecto de envelhecimento. Fiz para presentear uma amiga que tem uma fazenda daquelas bem antigas e ficou bem bonito com a decoração da casa que é estilo Barroco.



Estes também foram feitos com retalhos, mas, como ficam perto de um outro bem colorido, escolhi apenas as cores neutras para não ficar muito pesado o visual do espaço.


Decoupage com fotos de viagens, é ótimo ter em casa uma peça assim. Volta e meia você passa perto e sempre relaxa um pouco quando vê alguma foto de viagens, sendo que é uma das coisas que amo fazer nesta vida. Caso você goste de outra coisa, busque estas imagens e faça uma pela assim, tenho certeza que te fará bem, no decorrer do dia dirigir seus olhos para a imagem que te dá prazer.

Este tapete é também muito fácil de fazer. São também sobras de lã, no entanto, é importante que o fundo seja da mesma cor, ou pelo menos que os tons sejam parecidos. Na foto não dá para notar mas, o marrom do fundo são em dois tons porque a quantidade de cada um não era suficiente para cobrir todo o fundo, daí bolei um jeito de usar os dois e quase nem dá para notar.


Neste caso, eu quis algo mais elaborado. Então dobrei a talagarça em quatro e fiz em um deles o primeiro desenho, depois, reproduzi o mesmo desenho nos outros três lados. Gostei muito do resultado final.




Neste caso, eu tinha muita lã nos tons vermelhos. Bolei o desenho no paintbrush, no computador. Joguei alguns tons roxos para quebrar um pouco a monotonia. Percebi que os melhores desenhos são retilíneos, no tapete o visual fica mais agradável. Valeu a experiência.