23/05/2013

ARTE ABORIGENE

Neste momento, deixarei registrado no meu diário um pouco da arte feita pelos aborígenes. Na história da colonização da Oceania, o mundo tem uma página bem negra para não ser esquecida. Como toda história de colonização, os colonizadores chegam ao local "descoberto" e obviamente ocupam aquele espaço e devem mantê-lo ocupado para justificar o investimento na ampliação de suas fronteiras. Isso é parte das conquistas e não há o que se questionar, afinal, faz parte da história da civilização. Aqui no Continente australiano, viviam os aborígenes, como os nossos nativos, índios. Sobreviviam da natureza e conviviam assim, respeitando-a e reproduzindo-a em todos os seus rituais, que segundo o meu pensamento é de alguma maneira  body-arte. 
O que trará o dark a esta página na história é a busca pela exterminação total, eu disse total desta população pelos ingleses. Inclusive com data e hora para se concretizar esta estratégia de colonização. Os aborígenes foram exterminadas em massacres de aldeias inteiras, envenenamentos com arsênico, onde contaminavam toda a água bebida por eles. Coma alcóolico, uma vez que eles amam bebida alcóolica, isso era oferecido a eles até a exaustão. Esterilização e separação das crianças que iam ser criadas de famílias inglesas, esta geração é chamada de "geração roubada" (assista ao filme lindíssimo com este mesmo nome). Isso aconteceu até os anos 60, isso quer dizer que até hoje muitas destas mulheres vivem e jamais reencontraram suas famílias. Com a chegada dos tempos modernos e o princípio de valores culturais, os aborígenes que restaram foram sendo expulsos do seu habitat e enviados para o centro do continente, que é um gigantesco deserto, ali vivem em condições precárias. ( um pouco seguiu para o Norte)
Também houve outro migrante, assim como no Brasil, trouxeram os prisioneiros. Com a necessidade de esvaziar suas prisões, a Inglaterra cria na Austrália, uma colônia penal, numa primeira expedição o Rei da Inglaterra chegou a mandar1,3 mil pessoas, todos com condenação perpétua, mas, os que cumpriam seus 7 anos, ganhavam terras e a liberdade para cultivá-las. Assim, então foi a ocupação da Austrália.
Com o passar dos anos, veio a independentização, assim como, uma atenção maior pelos direitos humanos e o Governo australiano, tomou medidas para tentar resgatar (1997) ou tornar esta pagina negra da história, um pouco mais cinza. E, para se mostrar ao mundo seu arrependimento criou projetos sociais para os nativos, tais como, salário mensal de (a discussão foi iniciada em 1997, mas, a lei só veio a ser concretizada em 2007, não faz muito tempo)

Aboriginal_Fire_Postcard


(http://www.janesoceania.com/australia_aboriginal_theforrestriver_massacres/Aboriginal_Fire_Postcard.jpg)

ART ABORIGINAL

A arte é mais expressada em visual, danças e música. As visuais são pinturas pontilhadas em grandes tecidos, normalmente com animais (somente canguru, lagarto, cobra e outros primitivos). É muito raro se ver uma pintura de pinceladas lisas, isso pode acontecer fazendo fundo para ser coberto com pontos. Entretanto os temas não variam, o que não torna as imagens repetitivas, são extremamentes inovadores com as criações.
Tocam um instrumento que se chama didgeridoo, que é fabricado por eles. Assista: http://m.youtube.com/watch?v=Gf0RrQ62jw8&feature=fvwrel




Referências e para pesquisar mais:
http://revistaforum.com.br/blog/2012/02/aborigenes-exclusao-ainda-nao-reparada/
http://partopelomundo.com/blog/pt/2011/12/30/the-dreaming-australian-aborigenes/
http://www.portaloceania.com/au-life-status-port.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário